segunda-feira, 27 de janeiro de 2020

ESPAÇO LGBT DE JOÃO PESSOA OFERECE CURSOS DE LÍNGUAS PARA USUÁRIOS

O Centro Estadual de Referência dos Direitos de LGBT e Enfrentamento à LGBTfobia da Paraíba (Espaço LGBT) de João Pessoa, coordenado pela Secretaria da Mulher e da Diversidade Humana em parceria com o Centro Estadual de Línguas da Paraíba, oferece 20 vagas para usuários (as) em 11 cursos gratuitos. A ação em parceria integra o projeto de Promoção da Cidadania e Enfrentando à LGBTfobia, segundo a secretária da Mulher e da Diversidade Humana, Lídia Moura.
As inscrições podem ser feitas apenas de forma presencial, de 24 a 29 de janeiro, na sede do Espaco LGBT, das 9h às 16h. As aulas dos cursos serão de segunda-feira a sábado; manhã, tarde e noite. Os cursos são em leitura da obra de Machado de Assis, leitura de Clarice Lispector, Leitura e Interpretação para adolescentes, Português para Concurso I; Redação I, Português ENEM Extensivo, Português I, Francês; Alemão, Espanhol e Inglês.    
Segundo o coordenador do Espaço LGBT de João Pessoa, Victor Pilato, os cursos integram a metodologia de criação de oportunidades de acesso à educação e qualificação para a população LGBT. O gerente executivo de Direitos de LGBT, Fernando Luiz Araújo, disse que promoção da cidadania para a população LGBT passa por várias áreas das políticas públicas sob o viés da educação e da capacitação desse segmento. “Por isso a importância da parceria para promoção de cursos. Nossas vidas merecem respeito e a visibilidade e o acesso ao emprego é essencial para a liberdade da pessoa humana. Estudar é o caminho para o começo dessa liberdade", disse.    

Ele também confirmou que nos dias 29 e 30 de janeiro, dia da Visibilidade Trans, acontecerá ações educativas, nos espaços de trabalho das profissionais do sexo no Centro, avenida Epitácio Pessoa e praias de Tambaú e Manaíra. “Vamos entregar material educativo e conversar com as profissionais do sexo sobre infecção sexualmente transmissível (IST), HIV/Aids e hepatites virais, além de divulgarmos as atividades do Espaço LGBT. A data é importante para dar visibilidade as demandas da população de travestis, mulheres transsexuais e homens trans”, disse Fernando Araújo. 
O Espaço LGBT é um serviço gratuito. De 2011 a 2019, já realizou 22.901 mil atendimentos nas áreas de cidadania e direitos humanos, social, jurídico e psicológico e conseguiu ajuizar mais 54 processos judiciais para retificação de prenome – mudança de nome de travestis e transexuais femininos e masculinos no registro civil. Desde 2014, a quantidade de processos chega a 400. 
Mais informações:
Inscrições gratuitas: de 24 a 29 de janeiro de 2020.

Endereço: R: Princesa Izabel, 164 – Centro de J. Pessoa/PB. Mais informações pelos números (83) 99119.5157 ou 3214.7188.
Documentos necessários:
⦁    Uma foto 3/4, preenchimento da ficha de inscrição, RG e CPF;

⦁    Caso seja menor de 18 anos, deve ser acompanhada/o com o representante legal. 
Com informações: Semdh
Edição: Heloisa de Sousa
Fonte Brasil de Fato

BOLSONARO ORIENTOU REGINA DUARTE A NÃO FINANCIAR PAUTA LGBT NA CULTURA

Em período de testes à frente da secretaria de Cultura, a atriz Regina Duarte foi orientada porJair Bolsonaro, a não dar nenhum dinheiro para projetos com pautas de esquerda, principalmente os de temática LGBT. As informações são do Globo.