quinta-feira, 14 de maio de 2020

CHÁ DAS QUINTAS COM RENATA COSTA (LATASTER)

HILUX- Honra te receber aqui no Chá das Quintas. Como estão as coisas nessa quarentena na sua cidade?

RENATA COSTA - A honra é minha participar do chá das quintas com você, sempre te admirei e admiro até hoje. Hoje vivo em Barcelona e a quarentena aqui no início foi um pouco complicado e com muitos casos era um pouco assustador, mas as coisas agora estão bem melhor já estamos no processo de desescalada (as pessoas já podem sair na rua com alguns cuidados e alguns locais começam a reabrir) e vamos aos pouco voltando à normalidade.

HILUX- Ser trans ou travesti é uma decisão muito dura para muita gente. Como foi o seu processo?

RENATA COSTA -  Sim, não é fácil você assumir sua identidade, por que é uma mudança brusca na sua vida por mais moderno que seja o lugar onde você vive o preconceito ainda existe e você tem que estar preparada para ganhar uma luta todos os dias, meu processo foi bem delicado, pensei bastante e comecei aos poucos e cada vez me sentia mais feliz comigo mesma, e comecei superando preconceitos internos e assumir o que de verdade eu sou. Estou muito feliz com minha decisão.

HILUX- No mundo da beleza fazer plásticas é quase uma obrigação. Qual é o seu ponto de vista em relação às cirurgias?

RENATA COSTA - O mundo da beleza é muito concorrido então se acha melhor e mais bonita aquela que já fez mais plásticas, eu entendo que algumas cirurgias plásticas são necessárias mas eu não acho que a pessoa deve exagerar e acabar perdendo sua essência, cada pessoa tem sua beleza natural um retoque o outro é válido mas desde que sejam feitos sem exageros.

HILUX- Quem você pode hoje em dia citar como sua ou seu grande amigo/amiga e pq?

RENATA COSTA - Essa pergunta é um pouco difícil, por que eu tenho amigos que estão comigo em diferentes situações. Pessoas que me ajudaram na minha caminhada. Seria injusto nomear apenas um. Tenho amigos/as que estão do meu lado sempre que eu precisar não só aqui na Europa como também aí no Brasil. E todos são muito importantes para mim.

HILUX - Voltando ao passado um pouco, me fala do seu reinado de Miss Gay Ceará, por favor...

RENATA COSTA-Nossaaaa creio que foi uma das fases mais marcantes da minha vida, foram muitas emoções muitos momentos marcantes, o reconhecimento das pessoas, os convites que recebia, e o simples fato de uma pessoa me pedir para fazer uma foto comigo por ser a miss gay Ceará me deixa muito feliz. Momentos inesquecíveis. Às vezes me pego sorrindo e lembrando dessa época maravilhosa.

HILUX- Vantagens e desvantagens de morar na Europa?

RENATA COSTA -Eu acredito que morar na Europa tenha mas vantagens que desvantagens. A vida aqui é melhor a qualidade de vida, você pode ser quem você é que as pessoas te respeitam, nos sentimos mais seguras em vários sentidos (sobretudo na questão da homofobia e transfobia) aqui nos sentimos mais protegida e temos a lei do nosso lado. Desvantagens, estar longe da família e da maioria dos seus amigos, que estão no Brasil, aquele momento que nos reunimos para alguma festa ou simplesmente por que resolvemos nos juntar, isso não temos aqui e é uma grande desvantagem.

HILUX- Gratidão imensa por seu tempo e atenção... Escreve uma mensagem para nossos leitores, por favor...

RENATA COSTA - Queria agradecer o convite e dizer que estamos passando por uma fase difícil de nossas vidas e sei que juntos vamos superar é espero que todos levem isso como um grande aprendizado e que possamos aprender a valorizar mais as pessoas e dar mais valor a pequenos gestos ( o sorriso escondido detrás de uma máscara, um aperto de mão, um abraço) sejamos conscientes e responsáveis em meio a este caos que estamos vivendo. Tudo vai ficar bem....

Da Redação Portal Onix por Tatiana HILUX

Nenhum comentário:

Postar um comentário