quarta-feira, 4 de dezembro de 2019

CARTA PARA ALÉM DOS MUROS. DOC QUE CONTA A HISTÓRIA DO HIV NO BRASIL ESTREIA NA NETFLIX


O documentário “Cartas para Além dos Muros”, que conta a história do HIV no Brasil da década de 80 até hoje através de depoimentos de médicos, ativistas e pessoas que viveram esta história, acaba de estrear nas plataformas digitais.

Se trata de uma obra necessária que narra a evolução do vírus HIV no Brasil ao longo de três décadas, discutindo estigma, preconceito.
Mais de 36 depoimentos participam do filme, dentre eles personalidades como Dr Dráuzio Varella, o ex-ministro da saúde José Serra, Lucinha Araújo (mãe do Cazuza) e Valéria Petri, infectologista que identificou o primeiro caso de AIDS no Brasil.

O documentário é dirigido por André canto e está disponível na Netflix, Now, Vivo Play e Oi Play.



CASAMENTOS HOMOAFETIVOS CRESCEM 61,7% E NORDESTE LIDERA RANKING

O número total de casamentos entre pessoas do mesmo sexo cresceu no Brasil. Segundo as Estatísticas do Registro Civil, divulgadas nesta quarta-feira (4) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a união homoafetiva teve um aumento de 61,7%.
 
O IBGE também destacou que o crescimento do casamento entre pessoas do mesmo sexo aconteceu em todas as regiões do país, sendo o maior observado no Nordeste (85,2%) e o menor no Centro-Oeste (42,5%). 
 
O casamento civil para esse tipo de união foi autorizado pelo Conselho Nacional de Justiça somente em 2013. Naquele ano, 3,7 mil foram registrados em todo o país. Em 2018, por exemplo, a soma foi de 9,5 mil.  
 
Os números divulgados pelo IBGE também apontam que há um aumento no número de casamentos homoafetivos após a eleição do presidente Jair Bolsonaro nas eleições 2018. Entre janeiro e outubro, a média foi de 546 casamentos de pessoas do mesmo sexo por mês. Em novembro, subiu para 957 e saltou para 3.098 em dezembro – cinco vezes mais que a média.

Fonte: Diário de Pernambuco

ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA O 27º CONCURSO POP GAY DE FLORIANÓPOLIS

Estão abertas as inscrições para o concurso de Beauty Queen e Drag Queen da 27ª edição do Pop Gay de Florianópolis, e devem ser feitas por meio do site da prefeitura até o dia 8 de janeiro. O concurso será realizado no dia 24 de fevereiro na Arena Central, na Avenida Paulo Fontes, no Centro.

Segundo a prefeitura, os participantes devem ter idade mínima de 18 anos e residir há pelo menos dez anos na Capital. Os interessados devem se inscrever na sede da Secretaria de Turismo, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico (Settur), localizada na Rua Padre Roma, 482, Edifício Premier Office Center.


A prefeitura informa ainda que não é permitido a participação de representantes de restaurantes, bares, boates ou colaboradores da administração municipal.

Fonte G1