segunda-feira, 16 de setembro de 2019

MULTIDÃO PARTICIPA DE ATO EM REPÚDIO AS DECLARAÇÕES HOMOFÓBICAS DE PROPRIETÁRIO DE PIZZARIA NO CRATO


Fotos desta matéria: Wagner Pereira

“...Tem que acabar com os viados, matar estes viados tudim” (SIC), o trecho é de um áudio do empresário Francisco Martins, dono da pizzaria Tutti Pasta em Crato. O áudio com declarações e ameças homofóbicas viralizou principalmente através de grupos de Whatzapp e claro causou indguinação.

Ao tomar conhecimento da gravidade da mensagem a ACEDI ( Associação Caririense pela Diversidade e Inclusão) divulgou uma moção de repúdio ao pronunciamento racista e homofóbico do empresário e convocou a população para um beijaço em frente a pizzaria.
O ato contou com uma grande presença de público e reuniu na Praça da Sé em frente a pizzaria Tutti Pasta no Crato, estudantes, professores, representantes de entidades LGBT e a população em geral.
A nossa equipe, o professor Gilney Matos vice presidente das entidades ACEDI e ADACHO falou sobre a importância da manifestação:


Realizamos ontem um beijaço LGBT em repúdio ao ato Homofobico e Racista do proprietário do Tutti Pasta, Crato CE  e em celebração ao  Combate à LGBTfobia na cidade de Crato. O ato político foi acompanhado de falas de estudantes, professores e entidades contra o preconceito em favor dos LGBTs,  Direitos Humanos e promoção da Cultura de Paz. Lembrar desta data 15 de setembro será de uma grande importância de conquistas, sempre será uma forma de luta e manter vivo nosso ativismo LGBT. Isso mostra como os movimentos sociais estão sempre à frente e pressionando o Estado e a sociedade civil por mudanças de atitudes e pensamentos retrógrados.
Confira fotos do ato:










CONFIRA A MOÇÃO NA ÍNTEGRA:

MOÇÃO DE REPÚDIO AO PRONUNCIAMENTO RACISTA E HOMOFÓBICO DE FRANCISCO DAS CHAGAS FARIAS MARTINS (PIZZARIA TUTTIPASTA)

 A Associação Caririense pela Diversidade e Inclusão ACEDI e Associação de Defesa, Apoio e Cidadania dos Homossexuais do Crato ADACHO. Vem por meio desta nota repudiar os PRONUNCIAMENTO RACISTA E HOMOFÓBICO DE PIZZARIA TUTTIPASTA (FRANCISCO DAS CHAGAS FARIAS MARTINS) segundo Áudio circulando nas redes sociais o dono do estabelecimento “tem que acabar com viados matar estes viados tudim” vale salientar que a LGBTfobia é crime no Brasil. Ademais, no dia 13 de junho do corrente ano, o Supremo Tribunal Federal determinou que “Até que sobrevenha lei emanada do Congresso Nacional destinada a implementar os mandados de criminalização definidos nos incisos XLI e XLII do art. 5º da Constituição da República, as condutas homofóbicas e transfóbicas, reais ou supostas, que envolvem aversão odiosa à orientação sexual ou à identidade de gênero de alguém, por traduzirem expressões de racismo, compreendido este em sua dimensão social, ajustam-se, por identidade de razão e mediante adequação típica, aos preceitos primários de incriminação definidos na Lei nº 7.716, de 08/01/1989...” Como o motivo exposto pelo FRANCISCO DAS CHAGAS FARIAS MARTINS, entendemos que se trata de um caso de homofobia nos termos desta citação da decisão do Supremo Tribunal Federal, podendo se enquadrar nos termos do art. 20 da Lei nº 7716/1989 Praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional.

 Pronunciamentos de ódio e violência para com as pessoas Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais, tem sido uma prática recorrente e lamentavelmente reforçada por iniciativas e políticas e sociais como essas adotadas pelo dono do estabelecimento e merece o repúdio e a reprovação por parte de toda sociedade. “Achamos justa toda forma de amor!” Crato 13 de setembro de 2019

CONFIRA MAIS IMAGENS DO ATO: