sábado, 14 de setembro de 2019

PERNAMBUCO À FRENTE. -RÁDIOS UNIVERSITÁRIAS GANHAM PROGRAMA SEMANAL VOLTADO AO PÚBLICO LGBT

Um programa de rádio voltado para a democratização e discussões sobre sexualidade, gênero e respeito à diversidade é lançado pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) nesta sexta-feira (13). Destinado à comunidade formada por lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros, o “LGBT no Ar” é a primeira iniciativa desse tipo no Brasil, segundo os idealizadores.

“A principal proposta é tornar a discussão da pauta LGBT cada vez mais acessível, ultrapassando os muros da universidade. Além da questão de sexualidade e gênero, vamos tratar de raça e de classe. São temas que estão muito relacionados”, afirma a professora e doutora Luciana Vieira, gestora da Diretoria LGBT da UFPE.

Para a primeira temporada, estão previstos 26 programas semanais. Eles começam a ser exibidos na quinta-feira (19), das 20h às 21h, na Universitária FM e na Paulo Freire AM. Além de debates, está prevista a divulgação de músicas e de artistas da comunidade LGBT. A primeira edição foi gravada com o cantor Johnny Hooker.
“Também queremos atrair outros tipos de público para tratar de assuntos de importância para a comunidade. Neste primeiro programa, estamos tratando da indústria musical e o público LGBT”, diz Luciana.

Entre os objetivos do programa, está a disseminação de uma cultura de informação e respeito na rádio pública pernambucana. No primeiro semestre deste ano, a Diretoria LGBT da UFPE recebeu, em uma de suas redes sociais, ataques simultâneos de mais de 4 mil perfis falsos com discursos de ódio e de ataque à universidade pública.

Fonte: G1