terça-feira, 25 de junho de 2019

DICAS DE SEGURANÇA PARA A XX PARADA PELA DIVERSIDADE SEXUAL DO CEARÁ

É bom lembrar que, no Brasil, em sua atual conjuntura política, vivemos dias de violência e de insegurança, por isso, todo cuidado é pouco para garantir a nossa segurança e de quem está conosco.

Seguem alguns conselhos para você ajudar a sua segurança, da sua família e de todas as pessoas que vão para CELEBRAR O ORGULHO E O RESPEITO DE SER QUEM SE É!!!

1. Deixe o carro em casa, DÊ PREFERÊNCIA AO TRANSPORTE PÚBLICO e alternativo;

2. NÃO BEBA nenhum tipo de bebida oferecida por estranhos, pois, ali, poderá conter alguma substância que fará você dormir facilitando o roubo, o furto ou outro ato de violência;

3. Ao ir para a Parada, evite roupas de marcas e grifes caras. Abuse do velho jeans, da camiseta barata, do tênis antigo, do boné surrado. Você não está indo para um desfile de modas, mas para uma MANIFESTAÇÃO POLÍTICA.

4. As temperaturas, em Fortaleza, estão muito altas, portanto, use roupas leves, de cores claras e TOME MUITA ÁGUA. Evite a desidratação e a insolação.

5. Se fizer muito sol, NÃO ESQUEÇA O PROTETOR SOLAR;

6. Leve apenas um documento básico: identidade e algum dinheiro trocado. DEIXE EM CASA: carteira, bolsa, mochila, pasta, cartão de crédito, cheque, jóias, relógio. Você está indo para uma manifestação cívica e não para um shopping. LEMBRE-SE: A ELZA SEEEEMPRE TÁ SOLTA EM GRANDES CONCENTRAÇÕES DE PESSOAS!!!

7. NÃO LEVE OU NÃO DEIXE CELULARES, CÂMERAS DIGITAIS E FILMADORAS À MOSTRA. Guarde sempre após o uso. Ou troque esses equipamentos por uma bandeira do arco-íris ou um cartaz com um protesto. O evento é uma mistura de alegria com militância LGBT, caso possa, leve cartazes e faça seu protesto consciente e, de preferência, com o tema da Parada do ano.

8. Coloque o seu documento e dinheiro na meia, entre o calcanhar e o calçado.

9. Leve camisinha e gel lubrificante, use e abuse dos seus desejos afetivo-sexuais caso pinte um clima e @ crush também esteja a fim! Não é nada legal pegar IST/Hiv/Aids na Parada, né? ATENÇÃO: a rua é apenas um local de paquera, NÃO É UM MOTEL! Sexo em via pública é crime e pode ser punido.

10. Não aceite provocação, não entre em brigas. PAZ É VOCÊ QUEM FAZ.

11. ANDE EM GRUPOS; se estiver sozinho, abra um sorriso, diga muito prazer e daí nascerá várias amizades. Não tenha vergonha, as pessoas estão na parada, como você, querendo manifestar, divertir, comemorar, fazer amigos.

12. Para fazer suas necessidades básicas, PROCURE OS BANHEIROS QUÍMICOS que estarão disponíveis durante o trajeto. Não vá sozinho em locais escuros e não urine na porta de residências ou comércio. Essas atitudes depõem contra o movimento LGBT e atiçam o preconceito.

13. Durante a caminhada, DÊ ATENÇÃO ÀS PESSOAS COM POUCA MOBILIDADE, que possuam alguma deficiência, crianças, pessoas com crianças no colo e, claro, a nossa turma da melhor idade;

14. Se você presenciar algum ato de violência (roubo, furto, brigas), procure a polícia ou o trio elétrico para avisar a ocorrência do fato.

15. Não leve garrafas de vidro, pois elas podem quebrar e cortar as pessoas. JOGUE O LIXO NA LIXEIRA.

16. Evite sair da Parada sozinho, pois há sempre homofóbicos e transfóbicos rondando os espaços. Mas, se não tiver jeito, vá onde tenha mais pessoas.

17. E não seja preconceituoso/a, né? Nada de ficar tirando sarro, apontando ou ofendendo outras siglas LGBTIs. O IDEAL ALI É COMBATER O PRECONCEITO COM ALEGRIA, FESTA E SEM MORALISMOS, OK?

E lembre-se: vivemos na era digital. Hoje, para todo lado que se olhe, há uma câmera filmando. Portanto, use isso a seu favor. Por fim, se curtiu e quer dividir o texto, compartilhe.

Boa Parada para todxs nós!