O PORTAL LGBTI+ DO CEARÁ

O PORTAL LGBTI+ DO CEARÁ

terça-feira, 30 de abril de 2019

‘GAYSPER’ ‘FANTASMINHA LGTB’ ASSOMBRA EXTREMA DIREITA ESPANHOLA E VIRA ÍCONE GAY

Depois da publicação dessa imagem na conta oficial do Vox, muitos usuários mostraram sua indignação e assombro tanto pela imagem em geral como pelo fato de que o coletivo LGTB nem sequer fosse representado por sua bandeira, e sim por um emoji de fantasma que, em seu interior, contém as cores da bandeira gay. Horas depois, e especialmente depois de comprovar que o partido liderado por Santiago Abascal ficaria distante dos seus melhores prognósticos para a jornada eleitoral, a indignação foi dando lugar ao humor. Dezenas de contas se apropriaram do símbolo, e algumas mensagens superam os milhares de retuítes.



Esse ícone foi desenhado sobre o antigo emoji de fantasma dos celulares Android e com as cores da bandeira LGTB em seu interior. As buscas mais antigas dessa imagem no Google levam à loja Redbubble, onde uma desenhista, cujo nome de usuário é Baiiley, há mais de dois anos vende canecas, adesivos e camisetas com esse desenho. Também o tem com outras bandeiras do coletivo LGTBI+, como a bissexual e a transexual. O EL PAÍS entrou em contato com a desenhista através do serviço de mensagens do Redbubble, ainda sem resposta.
Na manhã da segunda-feira,(29) dezenas de contas tuiavam esse emoji com caráter reivindicativo ou o utilizavam como avatar. A conta de humor Bravo Por Vos deu um nome que já começou a pegar: Gaysper, alusão ao fantasminha Casper dos desenhos animados — ou Gasparzinho no Brasil. Já tem sticker do Telegram e conta própria no Twitter. 

Fonte: EL PAÍS