O PORTAL LGBTI+ DO CEARÁ

O PORTAL LGBTI+ DO CEARÁ

terça-feira, 5 de fevereiro de 2019

CUIDE BEM DO SEU AMIGO! BRASIL VAI REGISTRAR SEIS MIL NOVOS CASOS DE CÂNCER DE PÊNIS

Segundo o professor do Departamento de Urologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina (HCFM) da USP, José Cury, a ocorrência de câncer de pênis se deve a três fatores principais: presença de fimose, falta de higiene adequada e infecções virais.
Ele comenta que o cuidado com o pênis ainda é um tabu. Assim, muitas famílias não ensinam corretamente o procedimento de higiene, o que exige maior atenção por parte dos pediatras.
Cury esclarece que a falta de higiene pode levar ao câncer e à amputação parcial ou total da genitália masculina. No Brasil, são mil amputações por ano, segundo a Sociedade Brasileira de Urologia. Como prevenção, o professor destaca a importância da higiene feita diariamente.
Além disso, o professor alerta para o aumento dos casos das infecções sexualmente transmissíveis – sífilis e HPV, por exemplo -, devido à falta de proteção e negligência com a higiene masculina.
ALERTA – O Brasil, segundo o artigo Updates on the epidemiology and risk factors for penile cancer, publicado em 2017 na National Library of Medicine, está entre os países com o maior número de casos de câncer de pênis associados ao HPV, ao lado da Índia e de nações africanas. Segundo Carvalho, o dado serve como alerta, pois, de acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia, mil órgãos sexuais masculinos são amputados todos os anos por aqui, em decorrência da doença. “Algo que poderia ser evitado com medidas preventivas, já que a amputação é necessária apenas em casos avançados”, diz o professor.
DIAGNÓSTICOS – A infecção por um determinado tipo de HPV não exclui os outros. As chamadas coinfecções podem acontecer e apresentar dois ou mais tipos do vírus ao mesmo tempo. A importância do diagnóstico molecular se dá pelo fato de que alguns tipos de HPV estão relacionados a lesões que progridem para o câncer, e os diferentes tipos possuem sítios de infecção distintos. A genotipagem identifica os subtipos de HPV, permitindo um monitoramento adequado dos indivíduos com maior risco a desenvolverem cânceres e, assim, possibilita uma abordagem mais precisa e personalizada para prevenir a progressão da doença. Além disso, a genotipagem diferencia o tratamento no caso de pessoas com outras infecções por HPV oncogênicas menos agressiva.
FONTES: JORNAL DA USP/CENÁRIO MT

HOJE TEM RAIMUNDINHA DE GRAÇA NO SÃO LUIZ

Raimundinha a personagem que ganha vida atravéz do talento do ator Paulo Diógenes é um ícone da comédia cearense e nesta terça-feira 05 de fevereiro, faz espetáculo no projeto TERÇA DE GRAÇA, no cine Teatro São Luiz a partir das 18;30hs e a entrada como diz o nome do projeto, é de graça.

O TERÇA DE GRAÇA, chega a sua 8ª edição conta com o apoio institucional do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Cultura.

*SERVIÇO*
*Projeto Terça de Graça Temporada 2019*
- Nós Somos Uma Comédia – Com Paulo Diógenes. Participação especial de Zuleica – personagem do humorista Dudé Torres
- Dia 5 de fevereiro
- Às 18h30
- Cineteatro São Luiz (Rua Major Facundo, 500 - Centro, Fortaleza–CE)
- Entrada gratuita