quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

TOP GAY DIVULGA TEMA DA XII EDIÇÃO

Nesta quinta feira 31 de janeiro, faltando cinco meses para sua décima segunda edição,  o Top Gay divulgou o tema deste ano.
Abordar a cultura de países já é tradição e apenas duas vezes paises ou cidades não foram tema do Top Gay, em 2009 e 2018.

Este ano a cultura de um povo volta a ser tema do Miss das Misses e nada mais justo, merecido e atual que o Nordeste seja homenageado.
TRADIÇÕES NORDESTINAS - A VOZ DA RESISTÊNCIA eis o tema.

O Nordeste que sempre foi e será símbolo de uma gente que luta e resiste diante das dificuldades que a vida lhes impõe.
Nordeste de uma cultura rica e colorida capaz de arrebatar todo um país, que lê seus escritores, escuta seus poetas, canta e dança ao som de suas canções.

Nordeste que resiste ao preconceito, mas sem nunca perder o que tem de melhor que é a alegria e a hospitalidade de seu povo .

Vai ser lindo de ver o Nordeste colorir a passarela do Top Gay, que tem um orgulho dando de dizer que é Brasileiro, nordestino forte da terra da luz que é o nosso Ceará .

Breve a organização do Top Gay estará detalhando esse tema tão rico e colorido, mas as misses candidatas ao título 2019 e vaga no Miss Brasil Gay Oficial já devem começar a desenvolver o trabalho que irá levar à passarela em agosto com beleza e a grandiosidade do Nordeste.

CULTURA DO NORDESTE


A cultura do Nordeste apresenta características próprias herdadas da interação da cultura dos colonizadores portugueses, dos negros e dos índios.
É importante destacar que a cultura representa uma complexa teia. Nela estão incluídos conhecimentos, costumes, artes, crenças, cultos religiosos, literatura popular, danças e hábitos de determinado grupo. A cultura do Nordeste brasileiro (que compreende os estados do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia) desenvolveu hábitos próprios com relação ao mundo e às manifestações culturais. Esses hábitos foram transmitidos de geração em geração.


Manifestações Culturais

As manifestações culturais que mais se destacam na região nordeste do Brasil são: festas juninas, Reisado, poesia popular, artesanato, capoeira, frevo, culinária e religiões afro-brasileiras.


Festas Juninas

As festas juninas, as principais festas representativas da cultura do Nordeste, são comemoradas no mês de junho.São festejadas com danças típicas como a quadrilha e o forró, bandeirolas, balões e fogos de artifício. As festas juninas fazem homenagem aos seguintes santos católicos: Santo Antônio (13/06), São João (24/06) e São Pedro (29/06). As comidas de milho e de coco são típicas da época. Entre elas a canjica, a pamonha, o bolo de milho e o pé de moleque preparado com massa de mandioca, o milho assado, o milho cozido, o quentão etc. A cidade de Caruaru, estado de Pernambuco, é considerada a capital do forró. A cidade de Campina Grande, na Paraíba, é reconhecida por realizar o maior São João do mundo.


Reisado 

O Reisado é uma festa católica que celebra a visita dos Reis Magos ao menino Jesus. Essa festa faz parte da cultura do nordeste, sendo festejada em alguns estados, entre eles Alagoas e Piauí. O Reisado ou Folia dos Reis reúne um grupo de foliões trajados com roupas típicas enfeitadas de fitas e espelhos. Eles visitam as casas das pessoas hospitaleiras, dançando e cantando as músicas típicas da festa.

Poesia Popular

A poesia popular é representada pela literatura de cordelrecitada ou publicada em folhetos. Esse tipo de poesia relata os costumes e as crenças do povo, no qual os personagens podem ser reais ou fictícios. Os repentistas são os cantadores que divulgam a poesia popular da cultura do Nordeste.

Artesanato

O artesanato da Região Nordeste é bastante diversificado. A região produz trabalhos decorativos e utilitários confeccionados em cerâmica, madeira, conchas, rendas, dentre outros materiais. A arte da renda foi trazida pelos portugueses, onde a mulher rendeira é uma personagem típica da cultura do Nordeste.

Capoeira

capoeira, originária da África, trazida pelos escravos, é uma luta ritmada, com acrobacias, tocada ao som do berimbau, pandeiro e palmas. É muito difundida na Bahia, estado com grande número de descendentes africanos.

Frevo

frevo é uma dança típica do carnaval pernambucano. Foi declarado Patrimônio Imaterial da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).
Essa dança se caracteriza pelo ritmo acelerado, onde os passistas realizam passos acrobáticos, levando numa das mãos a típica sombrinha colorida do frevo.

Culinária

A culinária nordestina foi desenvolvida sob a influência da comida portuguesa, africana e indígena.
O consumo de raízes, o preparo de comidas bem temperadas e apimentadas, as comidas de milho e coco, o cuscuz, a pamonha e a canjica são heranças que foram adaptadas em cada estado.
São exemplos de raízes: macaxeira, inhame, batata doce. Quanto às comidas bem temperadas podemos citar: acarajé, vatapá, bobó de camarão, moqueca de peixe, sururu.
Fonte: ( https://goo.gl/K7GzqN )



RELEMBRE OS TEMAS ANTERIORES

2008 - O HAWAI É AQUI.
2009 - ANGEL
2010 - DEUSES E DEUSAS DA GRÉCIA
2011 - CHINA - O IMPÉRIO VERMELHO
2012 - EGITO - O VALE DOS REIS
2013 - RIO TERRA DO SAMBA
2014 - BROADWAY - FÁBRICA DE SONHOS
2015 - MARROCOS - TERRA DE SONHOS E MAGIA
2016 - PARIS VINTAGE
2017 - BRASIL
2018 - CRISTOBAL BALENCIAGA - O MESTRE DOS MESTRES

CHÁ DAS QUINTAS - DIVA CAMILLY LEYCKER - BY TATIANA HILUX


Nessa quinta trago a DIVA NINFETA, miss Camilly Leycker é minha convidada para tomar o Chá das Quintas.
HILUX - ESSA TEM UMA HISTÓRIA BACANA PARA CONTAR E VAMOS COMEÇAR PELO SEU MOMENTO ATUAL. FALA UM POUCO SOBRE O FORRÓ DRAG E A PARCERIA COM VERÔNICA DE CASTRO E MIZZAYRA SHIVA.
CAMILLY - Olá querida Tatiana e leitores do chá das Quintas, primeiramente muito obrigado pelos elogios, vamos lá!
O ForróDrag surge a mais de 10 anos através da ideia de um dos meus diretores da peça Atiraste Uma Pedra, em montar uma banda divertida, eu entro nessa história com uma apresentação que fiz na peça cantando Eliane "a Rainha do forró". Então através da FLIDS a gente consegue tornar essa realidade e vamos estrear a banda amanhã lá no centro cultural Belchior, tô com um frio na barriga, mas sei que vai dá tudo certo!
Verônica e Mizzayra são duas irmãs que sempre topam minhas loucuras...

HILUX - EGOS E PALCOS... COMO É CONVIVER HÁ TANTO TEMPO NESSA REALIDADE QUE LIDA COM TANTAS PESSOAS DIFERENTES?
CAMILLY - Sabemos que no meio artístico existe muitas oscilações, que tem gente que o sucesso sobe a cabeça, mas uma coisa que aprendi como coreógrafa e diretora de espetáculos da boate Divine foi respeitar o espaço de cada uma e entender sua personalidade, para que isso seja saudável pra todos nós.

HILUX - VOCÊ COMEÇOU NA ARTE DRAG FAZENDO COVER DA FANTINE NO PRIMEIRO ROUGE. COMO FOI PRA DAÍ ENTÃO GANHAR O TÍTULO DE DIVA?
CAMILLY - O começo é muito interessante, nunca tive a vontade de ser transformista, foi tudo uma brincadeira que deu certo, três meses me tornei Diva (título mais cobiçado da cidade). Lembro da ligação da Lena Oxa marcando uma reunião em uma segunda feira, mas que eu não podia falar pra ninguém, nessa época eu fazia ballet com outras Divas, mas não era do círculo de amizade delas, eu comecei a notar que nesse dia elas estavam animadas e falando que todas iriam ficar "ricas". Ao fim da aula elas comentaram que tinha essa reunião e eu falei que fui chamada, elas se olharam e gritaram "DIVAAA". Por fim além do título de Diva eu ganhei uma nova Família que amo até hj.

HILUX - DESFILAR NO MISS BRASIL GAY OFICIAL DEVE SER UMA GRANDE EMOÇÃO. FALE UM POUCO SOBRE SUA TRAJETÓRIA COMO MISS, POR FAVOR...
CAMILLY - Essa História é ótima! Você é minha madrinha de passarelas, no palco da Divine você fala que eu iria participar sem eu saber, aí topei a ideia e fui, logo pro Miss Gay Ceará sem ser conhecida, disputei com as mais belas daquela época, meu vestido era muito simples tinha só dois metros de strass mas fiquei como Miss Gay Fortaleza perdendo pra Flávia só por 1 ponto, depois disso participei de mais 5 desfiles sempre ficando entre as cinco, com o detalhe que eu era sempre a mais baixinha rsrsrs. Sou Miss Gay José Walter, e Garota G interina que me deu a oportunidade de ir ao Miss Brasil Gay em juiz de fora, sempre apoiada pela família e os verdadeiros amigos.

HILUX - CORTE E COSTURA SE TORNARAM MAIS QUE UM HOBBY E VIROU MAIS UMA PROFISSÃO NA SUA CONTA. QUANDO VOCÊ VAI COSTURAR PRA TATI? BRINCANDO... FALA UM POUCO DE COMO VOCÊ SE DESCOBRIU COSTUREIRA.
CAMILLY - Sempre admirei minha tia costurando, minha vó costurando e uma amiga que costurava, quando entrei pra Cia da Janne Ruth, comecei a desenhar os figurinos de lá, depois de um tempo comecei a mexer nas máquinas, mas ainda sem noção de costura. Uma vez não tínhamos dinheiro pra fazer roupas pras 400 meninas do projeto, então me prontifiquei a costurar as roupas (sem saber) nessa mesma época fui pra Europa dançar e lá recebi um convite pra fazer os figurinos de uma escola de ballet, eu com a cara e a coragem (sem saber costurar) fiquei pra fazer os figurinos e consegui, acabei indo no ano seguinte novamente pra Suíça fazer novos figurinos e trabalho aqui já no atelier sem ter noção do que fazia, até decidir me formar como modelista. Hj eu costuro a maioria das minhas coisas, mas tenho uma equipe de costureiras. Prefiro usar o termo figurinista ao invés de costureiro, pq aprendi muito com minhas costureiras, mas ainda tô muito longe da excelência que elas exercem sobre minhas criações. E vamos fazer uns figurinos Tati, vai ser um prazer!

HILUX - TERMAS CALIFÓRNIA E CAMILLY LEYCKER... CITE AS ALEGRIAS E AGRURAS DE SUA ATIVIDADE COMO HOSTESS DA CASA.
CAMILLY - Eu não acreditava que pudesse estar de Camilly toda semana pra fazer show, por conta da trabalheira que dá pra se montar, mas a Califórnia cai como um presente na minha vida, os desafios de toda semana tá bem e diferente aguçou mais outras áreas artísticas que eu tinha, e você se habitua... hj sinto falta quando, tem sexta que eu não estou subindo no palco de lá, alegrias e frustrações temos em todos os lugares, tentamos tirar proveito de tudo, eu penso assim.

HILUX - OBRIGADA POR SUA ATENÇÃO E PROFISSIONALISMO... DEIXE UMA MENSAGEM PARA SEUS FÃS E NOSSOS LEITORES, POR GENTILEZA.
CAMILLY - Sejamos felizes sempre, façamos nossa parte e o resultado será a consequência do suor dado.
Aproveitando pra convidar a todos, para os dias 01 e 02 de fevereiro prestigiar a FLIDS (festa literária da diversidade sexual ) lá no centro cultural Belchior, a ForróDrag vai estrear lá dia 01(sexta) às 21:00. Mas o festival começa cedo com palestras com vários artistas e com a  exposição "A Estética da Montação" de  Régis Amora.