VENHA PARA O NOVO TABABADO!

VENHA PARA O NOVO TABABADO!
WWW.ONIXDANCE.COM.BR

sexta-feira, 28 de novembro de 2014

O RESPEITO À DIVERSIDADE E O AMOR PELO CINEMA ANDAM DE MÃOS DADAS NO FESTIVAL FOR RAINBOW

Um dos mais importantes espaços de debate e difusão da cultura LGBT, o VIII For Rainbow – Festival de Cinema e Cultura da Diversidade Sexual será realizado entre os dias 28 de novembro e 4 de dezembro no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Toda a programação do evento tem entrada gratuita.
 Por meio da exibição de filmes relacionados a temáticas LGBT, o For Rainbow promove o respeito à pluralidade sexual e de gênero. O festival também oferece eventos paralelos como oficinas de realização audiovisual e apresentações de teatro, música e dança.
A oitava edição vai trazer seis longas metragens e 18 curtas para serem exibidos em sua Mostra Competitiva Internacional, além dedois longas exibidos em sessão especial, selecionados por uma curadoria composta pela atriz e dramaturga Paula Lice, pelo programador do Cinema do Dragão, Salomão Santana, e pelo cineasta Leandro Tadashi.Os longassão produções de cineastas da Austrália,Argentina, Holanda e Brasil, entre outros países. Ao todo, 225 trabalhos foram inscritos nesta edição.
DOC FAVELA GAY SERÁ APRESENTADO ESTE ANO NO FOR RAINBOW










    Realizado anualmente desde 2007 como uma iniciativa de conscientização e contraponto à discriminação sexual na sociedade cearense, o For Rainbow tem como diretora executiva e principal idealizadora a jornalista e cineasta Veronica Guedes. Ela ressalta que Fortaleza é uma cidade dividida entre a homofobia e a aceitação: “Aqui vivemos um apartheid. Ao mesmo tempo em que a cidade é campeã de homofobia, é um dos principais destinos turísticos LGBT do Brasil”.
Segundo Veronica, a escolha do Cinema como principal veículo artístico do festival foi motivada pelo caráter agregador e coletivo da experiência. Os filmes permitem abordar de forma positiva e sob uma infinidade de olhares todo o universo de questões relacionadas à diversidade sexual.
Com uma média de 5 mil pessoas por ano, o For Rainbow tem um público fiel que acompanha o evento desde a primeira edição. “Sempre me emociono quando vejo jovens falando da importância do festival em sua vida, de quando viram que existia um local que tratava essas questões com respeito e dignidade”, afirma Veronica.
No último dia do festival, os filmes da Mostra Competitiva serão premiados nas 11 categorias do troféu Arthur Guedes. O júri da premiação é presidido pelo cineasta Ricky Mastro, que compôs o júri do festival Queer Palm em Cannes.
Nesta edição, o festival vai contar com uma mostra em comemoração aos 12 anos do coletivo As Travestidas. O grupo vem produzindo trabalhos focados em arte e transformação social, contribuindo para a construção de uma sociedade mais tolerante e menos discriminatória. Para celebrar essa trajetória, o For Rainbowtraz uma mostra de repertório com exposição dos trabalhos do grupo, oficinas, exibições de vídeo e debates.
O For Rainbow é uma realização do Cenapop - Centro Popular de Cultura e Eco-cidadania, ONG que atua no fortalecimento das lutas populares e na disseminação de conhecimentos da realidade sócio ambiental, cultural e histórica das comunidades excluídas.

Contatos:
George Pedrosa – Assessor de comunicação – 9669.4300

Nenhum comentário:

Postar um comentário