O PORTAL LGBTI+ DO CEARÁ

O PORTAL LGBTI+ DO CEARÁ

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

BABADO FORTE! O PRINCIPE ESTÁ NÚ!

 
O tabloide The Sun, o mais lido da Grã-Bretanha, quebrou o "boicote" da imprensa inglesa às fotos do príncipe Harry nu e publicou as imagens, já amplamente divulgadas na internet, na edição desta sexta-feira. A decisão contraria uma recomendação da família real, que advertiu os jornais do país a não imprimir as fotos, caso contrário poderiam ser enquadrados em uma regra da Comissão de Queixas à Imprensa que proíbe a publicação sem consentimento de fotografias tiradas em lugares privados.


O Sun alegou que, ao imprimir as fotos, não descumpre a regra porque Harry teria colocado em risco a própria privacidade quando as fotos foram feitas, durante uma festa em um hotel em Las Vegas, nos Estados Unidos. "The Sun publica as fotos do príncipe Harry que tentaram esconder dos nossos leitores", declarou a direção do jornal em editorial.

 
Até esta sexta, os jornais britânicos, inclusive os tabloides sensacionalistas, haviam deixado de mostrar as fotos do príncipe, terceiro na linha de sucessão ao trono, por temerem processos baseados no código de conduta da imprensa britânica, que se tornou mais rigoroso depois do escândalo dos grampos telefônicos iniciado com o jornal The News Of The World, acusado de grampear celebridades. O tabloide, de propriedade do magnata Rupert Murdoch, fechou as portas após ter sua credibilidade afetada. Ironicamente, Murdoch também é dono do Sun – que desafia agora a família real.

Riscos – O jornal popular argumentou que Harry "assume riscos com frequência em sua vida pessoal, mas tem 27 anos, está solteiro e é um militar". Além disso, os editores do tabloide dizem "amar Harry", mas decidiram publicar as fotos "porque pensamos que os leitores do Sun têm o direito de vê-las. São razões que vão além desta simples história".
No Palácio de St. James, residência oficial do príncipe, um porta-voz comentou a decisão do jornal, mas evitou fazer novas ameaças. "Deixamos claro o nosso ponto de vista sobre a vida privada do príncipe Harry (em comunicado anterior). Os jornais regulam a si mesmos, de modo que a publicação de fotografias é uma decisão final dos editores. Não temos nenhum comentário adicional a fazer sobre tanto sobre a publicação das fotografias quanto ao caso do feriado privado do príncipe Harry em Las Vegas".
Em uma das duas fotos, Harry aparece sem roupa alguma, tapando as partes íntimas com as mãos, diante de uma mulher também nua. Em outra, o príncipe aparece de costas abraçando uma mulher igualmente pelada.